terça-feira, 28 de abril de 2015

Não, eu não consigo deixar minha filha chorar para dormir!

Postado por Caroll Maturana em terça-feira, abril 28, 2015

Desde que a Allice nasceu, ela acorda de 3 em 3 horas para mamar.
No ínicio isso era beeeem cansativo, mas como tudo na vida, nos adaptamos, e hoje nem sentimos mais cansaço, até porque, desde pequena, ela acorda, mama e dorme novamente, sozinha.
Diante dessa situação (são 7 meses e meio acordando de 3 em 3 horas nas madrugadas) já ouvi muitos conselhos do tipo: "Você precisa ler tal livro, ele ensina a fazer o bebê dormir sozinho!", "Você nunca leu sobre o método de deixar o bebê chorar até dormir para acabar com a manha?", "Tem um tempo que você pode deixá-lo chorando e ele aprende a não fazer pirraça", "Se fizer o método de deixar chorar, ele aprende a dormir a noite inteira!".
Gente, pára tudoooo!!!
Não quero de maneira nenhuma criticar as mães que utilizam ou utilizaram esse método, mas EU, Caroll Maturana, não consigo sequer imaginar coisas do tipo e quero desabafar meus motivos!
Primeiro, não quero que meu bebê durma sozinho! Quero acalentá-la em meu colo enquanto meus braços aguentam, quero olhar para seu rostinho bem de perto e ver o soninho sereno que ela tem. Quero deitar com ela na cama e fazer cafuné até ela dormir! Ela tem muitos anos para dormir sozinha! Se eu não fizer ela dormir agora, vou fazer com quantos anos?
Segundo, não acredito em manha de bebê! Bebê não sabe falar, como vou saber se é manha? Manha faz minha filha de 8 anos quando espalha os brinquedos e não quer catar!  Se o bebê chora é porque está inseguro e quer ter a mamãe por perto!
Gente, acho que essa questão de contar o tempo em que meu filho chora, pra mim não dá! Dói meus ouvidos, dói meu coração, eu começo a tremer, e não consigo fazer nada! Cada segundinho de choro é uma tortura para mim e para ela que está querendo a minha presença! Não sou capaz de controlar o tempo que vou deixar minha filha chorar porque não quero que ela chore nunca! Essa técnica nunca vai funcionar comigo pois não sou e nem tenho pretensão de ser capaz de ouví-la chorar e não a acudir!
Não, minhas filha não dormem a noite inteira! A de 5 anos ainda acorda na madrugada e pede para eu ir com ela beber água ou ir ao banheiro! A de 8 anos ainda tem pesadelos e me acorda no meio da noite pedindo para eu levá-la de volta até o quarto porque ela está com medo!
Portanto, não posso dizer que aqui em casa o sono da família é espetacular tomando-se como referência o desejo de todas as mães da face da Terra: domir 8 horas de sono, sem ser interrompida!
Mas eu não me importo, porque minha função como mãe é essa: estar presente sempre que elas precisarem!
Não sou capaz de ouvir o apelo de um filho e ignorar, mesmo que isso seja para "educar", de acordo com alguns especialistas!
Não quero julgar as famílias que tomaram a decisão de utilizar desse método, nem dizer que sou melhor ou pior por agir assim! Cada caso é um caso e cada um sabe de sua necessidade! Para mim, não é fácil acordar a cada 3 horas, mas se eu sou capaz de suportar, vou suportar por achar mais fácil eu compreender a necessidade dela acordar e querer estar comigo, do que ela compreender o motivo de eu não estar com ela quando ela quer! Ela passou 9 meses dentro de mim! Por que de uma hora pra outra ela tem que aprender a ficar longe quando EU quero?
No entanto, isso não quer dizer que ela não chore! Chora sim! No carro então, já aconteceu de chorar bastante e eu não ter como parar para acudir! Chora inclusive na hora de dormir, e se resolver iniciar uma batalha contra o sono o choro é intenso! Não é porque não a deixo chorando que não tem regras e nem horários! Allice dorme entre 19:30h até as 20h. As mais velhas podem dormir as 21:30h e não adianta fazer birra porque esse é o horário e temos que ter rotina!
Não deixar chorar não quer dizer que vou deixar fazer tudo o que querem, até porque aqui em casa pregamos que "é de pequeno que se aprende". Se aprende a respeitar, a conversar, a levar bronca quando precisa, a colocar no castigo para pensar no que fez de errado, a amar, e a chamar a mamãe sempre que precisar!
Portanto, não! Eu não consigo deixar minha filha chorar para dormir!

0 Comentários. Junte-se!:

Postar um comentário

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." (Michel de Montaigne)

*Comentários com conteúdo ofensivo ou divulgações de sorteios serão excluidos. Para isso, envie um email para contatobelleza@gmail.com. Os sorteios serão divulgados todo domingo aqui no blog!

 

Dica Materna Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting